Vereadores participam de curso de formação da Constituição em miúdos

por nop publicado 10/08/2017 14h25, última modificação 10/08/2017 17h06
Os vereadores Altir José Ferro e Magnos Spagnol participaram do curso gratuito em Caxias do Sul e a cartilha pode ser baixada pelo link no final desta página.

Em linguagem acessível a estudantes do ensino fundamental, o manual ‘Constituição em Miúdos’ foi apresentado nesta quarta-feira (09/08) a professores, secretários de Educação e parlamentares de nove municípios do Nordeste Gaúcho. O grupo participou de uma capacitação sobre a obra promovida em parceria entre o Parlamento Regional e a Escola do Legislativo de Caxias do Sul, na Câmara Municipal.

O manual nasceu da iniciativa de Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG), empenhada em criar uma versão da Constituição Federal destinada a alunos das séries de estudantes juvenis. O projeto de Madu, autora da publicação, resultou em um material produzido pelo Senado Federal como ferramenta na educação para a cidadania.

Madu atua no serviço público há 25 anos e busca tratar do assunto de maneira clara.

“Como você não gosta de política se isso decide a sua vida? Tudo na vida é uma decisão política. Os representados também precisam de formação, pois são eles que escolhem os representantes”, explicou.

Foto: Vereadores Altir Ferro e Magnos Spagnol juntamente com a autora da Constituição em Miúdos, Madu Macedo e o presidente da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho de Pouso Alegre, Bruno Dias.

A ‘Constituição em Miúdos’ foi lançada em Porto Alegre, em 2014. Agora, Caxias do Sul recebeu a primeira capacitação no Rio Grande do Sul. A ideia de trazê-la à Serra partiu do presidente do Legislativo de Farroupilha, Fabiano Piccoli, em reunião do Parlamento Regional, integrado por presidentes de Câmaras da região. O coordenador do Parlamento, Felipe Gremelmaier, encaminhou a proposta ao diretor da Escola do Legislativo de Caxias, Edson da Rosa, cuja equipe organizou o workshop.

Madu Macedo destacou a importância do interesse dos municípios da Serra Gaúcha em conhecer mais sobre educação cidadã. Além do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, ela esteve no Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Norte para abordar o assunto.

Para a autora do manual, o resultado foi uma consciência cidadã adquirida pelos estudantes e uma mudança no olhar deles para a sociedade. As expectativas para o futuro são grandes. Conforme Madu, o material é a publicação mais solicitada no Senado Federal.

A capacitação ocorreu pela manhã e à tarde no anfiteatro da Câmara Municipal. Além da apresentação feita por Madu Macedo, houve explanações do presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga; do presidente da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho de Pouso Alegre, Bruno Dias; do coordenador do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier; e do diretor da Escola do Legislativo de Caxias do Sul, Edson da Rosa.

O programa já é ministrado nas escolas pratenses desde ano passado, trazido pelo vereador Altir Ferro que o conheceu em Brasília.

Além de Nova Prata, Caxias do Sul, Farroupilha e Pouso Alegre, tiveram participantes na capacitação os Legislativos de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Nova Roma do Sul e São Marcos.

Para fazer o download da Constituição em Miúdos clique aqui.

Para fazer o download da cartilha de exercícios da Constituição em Miúdos clique aqui.

Câmara Municipal de Caxias do Sul