Secretaria de Segurança apresenta as estratégias para o Estado

por nop publicado 16/08/2019 15h15, última modificação 16/08/2019 15h15
Comitiva do Parlamento Regional esteve em audiência com o Secretário de Segurança

O Parlamento Regional esteve em Porto Alegre em reunião com o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, responsável também pela Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP). Os parlamentares encaminharam a ele demandas da região e buscaram entender as estratégias do Estado para o tema.

Conforme aponta a SSP, o Estado atua através de uma estratégia de locação de policiais, tendo como uma de suas metas estabelecer, no mínimo, cinco policiais em cada município. O Estado busca reforçar o policiamento rodoviário, Pelotões de Operações Especiais, sendo esses instruídos também a atuar no policiamento ordinário; anunciou-se também a vinda de um Batalhão de Choque para a Serra.

Entre as demandas apresentadas pelo Parlamento Regional, há a solicitação de permanência dos soldados na região, a criação de uma Delegacia Regional do Idoso, um Centro de Atendimento especializado a mulher vítima de violência na cidade de Farroupilha e a permanência do funcionamento das Delegacias em municípios como Nova Roma do Sul, Ipê e Antônio Prado, as quais o vice-governador garantiu a continuação dos trabalhos.

Cerca de dois mil novos soldados ingressarão na segurança do RS, esses por sua vez tem o mérito de escolha da cidade em que vão atuar com base em suas avaliações no curso. O Centro Especializado à Mulher em Farroupilha segue nos planos do Governo. O presidente Sandro Trevisan, explicou a necessidade de sua implantação desde 2017, e pede celeridade na transferência da delegacia para a nova sede para que a Rede Lilás seja inaugurada junto.

A Vereadora Clarice reforçou pedido já feito em outra oportunidade, para um espaço especializado de atendimento a mulher na Delegacia de Nova Prata, e aumento de efetivo. A solicitação inicial era de uma Delegacia da Mulher, mas por questões orçamentárias não será possível sua concretização, então foi solicitado um espaço reservado especializado neste tipo de atendimento, para que seja feito da forma mais humanizada possível.

Já a Delegacia Regional do Idoso, o vice-governador salienta a dificuldade orçamentária do Estado para sua implantação, em contra partida, o vereador caxiense Felipe Gremmelmaier, autor da proposta, a defende, uma vez que a Serra possui a maior concentração de idosos do RS e há um apontamento positivo da Delegacia Regional quanto ao espaço físico e recursos humanos para sua realização.

Estiveram presentes na reunião a Presidente do Parlamento Regional, vereadora Patrícia Camassolla Thomé (São Marcos), Clarice Chiomento Minozzo (Nova Prata), Gelsomir Justino Corassa (Antônio Prado), Felipe Gremmelmaier (Caxias do Sul), e Sandro Trevisan (Farroupilha).

Texto e fotos: Gabriel Venzon