1ª Sessão solene homenageia Contabilistas e os 70 anos do CRCRS

por Interlegis — última modificação 28/07/2017 18h04
A sessão sugerida pelos vereadores Magnos Spagnol, Altir Ferro e Mário Cortellini, ocorreu no dia 17 de julho

A Câmara Municipal de Nova Prata prestou homenagem ao Conselho Regional de Contabilidade do RS, pela passagem dos seus 70 anos. Na ocasião, receberam placas alusivas à data a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Magda Wormann, o delegado regional Rogério Dall’Agnol e a representante da Associação dos Contabilistas de Nova Prata e região (Acont), Andréia Dall’Agnol.

BREVE HISTÓRICO

A classe contábil é de suma importância para o desenvolvimento do país, portanto nada mais justo do que homenagear esse profissional que é o elo de ligação entre o publico e o privado.

Conhecidos no passado como guarda livros, em Nova Prata os profissionais contábeis inscrito no CRC são 112, divididos em 50 homens e 62 mulheres. Além disso são 14 escritórios contábeis com CNPJ e outros 17 inscritos com CPF.

A cidade sempre teve e formou bons profissionais na área, muito disso graças ao tradicional curso de técnico em contabilidade que era oferecido pelo Colégio Nossa Senhora Aparecida, o qual também será homenageado aqui por esta casa nos próximos dias pelo seus 80 anos. Hoje a UCS é quem forma os profissionais que irão atuar na cidade e região.

A classe contábil na cidade trabalha unida, com uma visão de colegas de trabalho e não de concorrentes. A Associação dos Contabilistas de Nova Prata e Região - ACONT é uma das responsáveis por isso.

Foi através da luta e com o engajamento da classe toda que o escritório da Junta Comercial foi aberto na cidade: era um sonho de longa data e completa esse mês 1 ano de atividades.

Para amparar os profissionais do estado, há 70 anos, no dia 25 de abril, ocorria, no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre, a solenidade de fundação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Caracterizada por gestões empreendedoras, o CRCRS iniciou suas atividades em salas locadas no 5º andar de prédio situado na Rua Uruguai, nº 35, em Porto Alegre. Em setembro de 1948, transferiu-se para a Rua Riachuelo, 1641. De 1964 a 1981, a entidade teve por sede dois andares na Rua Gen. Câmara, 365, também no Centro da Capital. No ano de 1975, foi adquirido o terreno na Rua Baronesa do Gravataí e, no ano seguinte, iniciada a construção da sede, que teve sua inauguração em agosto de 1981.

Desde que foi fundado, 23 Contadores já presidiram o CRCRS.

Nenhum Conselheiro, nem mesmo o Presidente, percebe qualquer tipo de remuneração para o exercício de suas funções.

Função

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, hierarquicamente subordinados ao Conselho Federal de Contabilidade, têm como finalidades: fiscalizar o exercício da profissão contábil e efetuar o registro dos profissionais da Contabilidade e das organizações contábeis. Também desenvolve o Programa de Educação Continuada, constituído de cursos, seminários, palestras, publicações, aberto a todos os profissionais da Contabilidade que se propõem a buscar o aprimoramento de suas habilidades e competências, atributos que se fazem necessários para o pleno exercício de suas atividades.

Fiscalização

A fiscalização do CRCRS investiga, analisa e apura as infrações éticas e disciplinares. É por meio deste trabalho minucioso que são apuradas e refreadas as situações irregulares, de forma preventiva e educativa em relação aos profissionais contábeis, e intransigente e punitiva em relação ao não habilitados e leigos.

Registros

Durante estes 70 anos, a entidade já concedeu registro a mais de 98 mil profissionais.

Em dezembro de 2016, o número de profissionais registrados ativos era de 40.397. Destes, 62% são Contadores e 38% são Técnicos em Contabilidade. No País, o CRCRS é o 4º Conselho em número de profissionais registrados e no de empresas cadastradas.

Um dado interessante relaciona-se com o aumento da presença feminina na profissão contábil, em 1985 elas representavam 18%, e hoje 48%.

Programa de Educação Continuada

A filosofia da ação adotada pela entidade – antes de punir, orientar – tem sua plena consecução mediante a aplicação do Programa de Educação Continuada, o qual oportuniza aos profissionais da Contabilidade a assistência a cursos sobre temas voltados ao exercício da Profissão, possibilitando, dessa forma, a constante e necessária atualização profissional. Pioneiro no âmbito dos Conselhos Regionais neste tipo de atuação, o CRCRS, em 2016, promoveu 296 eventos presenciais, que contaram com a presença de 14.083 profissionais e estudantes. Com a transmissão on-line, a  quantidade de participantes chega a 19.384 entre profissionais e estudantes.

Delegacias e Escritórios Regionais

Para viabilizar a interiorização das atividades, o CRCRS mantém em funcionamento 104 Delegacias e 16 Escritórios Regionais. Os Escritórios Regionais estão instalados em regiões com grande concentração de profissionais registrados e funcionam mediante acordos operacionais com os Sindicatos da respectiva região. O Delegado Regional é o representante do CRCRS junto às autoridades, Contadores, Técnicos em Contabilidade e estudantes, como também o elo para o atingimento do objetivo da ação administrativa de facilitar o atendimento no interior.